9317b4_36c0bacdd76342e2a89fa85af4aa0aa3Epistaxe é o nome dado a qualquer tipo de perda de sangue pelo nariz, freqüentemente pelas narinas, ou através do nariz pela boca. Os tipos mais comuns de sagramento são:

1 – anterior (90% casos aproximadamente), ou seja, mais próximo da parte externa do nariz.
2 – posterior (10% casos aproximadamente), ou seja, mais no interior: menos comum, mas com efeitos mais graves.

Como acontece o sangramento?

A epistaxe ocorre quando pequenos vasos (veias ou artérias), que passam pela mucosa do nariz se rompem.

Quais são as causas do sangramento? Por que estes pequenos vasos rompem?

De uma forma geral, os vasos se tornam frágeis e mais susceptíveis à rotura por fatores locais, que podem ser identificados ao exame otorrinoloaringológico, ou por fatores sistêmicos:

– Uso de alguns medicamentos (ex: aspirina, varfarina, clopidogrel, desmopressina)
– Intoxicação alcoólica; Alergias; Alterações da coagulação do sangue; Problemas cardíacos; Tumores do sangue (leucemia); Hipertensão arterial; Doenças infecciosas
– Má-nutrição (especialmente anemia); Uso de narcóticos; Doenças vasculares.

O que fazer ?

Se você apresenta episódios frequentes de epistaxe, vale a pena procurar o otorrinoloaringologista antes mesmo de novo evento para descobrir a causa, esclarecer todas as dúvidas e iniciar o tratamento.

Se estiver apresentando um sangramento neste momento, inicialmente mantenha a clama, a maioria das epistaxes melhoram espontaneamente em alguns minutos e não necessitam de atendimento médico de urgência. Comprima a parte lateral do nariz contra o septo do lado afetado por alguns minutos, sente-se de forma ereta, não levante e nem abaixe a cabeça. Pode-se colocar um algodão embebido em solução vasoconstrictora (Afrin, Sorine…) dentro da narina e depois continuar a compressão por pelo menos 5 a 10 minutos. Após cessar o sangramento, não force parra assoar o nariz pois poderá provocar novo sangramento. Não introduza nada nas narinas. Não tente limpá-las com cotonete, dedo, pinças, lenços, papel higiênico. Use umidificadores ou toalhas molhadas para umidificar o ambiente.

O que é epistaxe?