otite-media-ilustracaoNão é incomum um otorrinolaringologista deparar-se com crianças apresentado quadro de otites de repetição, seja por procura espontânea dos pais ou encaminhadas pelo Pediatra. Normalmente todos acham que o ouvido tem alguma coisa errada que esteja provocando a infecção quando, na verdade, o foco dos problemas está nas vias aéreas.

Existe um pequeno canal chamado ´Tuba Auditiva´ ou ´Trompa de Eustáquio´, que comunica a cavidade nasal com o ouvido médio. Uma das funções deste canal, dentre outras, é propiciar uma adequada ventilação ao ouvido. Com essa informação, fica fácil imaginar que problemas não controlados nas vias aéreas superiores podem interferir no funcionamento da tuba, prejudicando a ventilação do ouvido e levando à recorrência de infecções.

É bastante comum após um quadro infeccioso a permanência de um pouco de secreção no ouvido médio que, se não tratada, age como um meio de cultura que facilita a instalação de bactérias e seu crescimento, ocasionando nova infecção.

O tratamento, portanto, não se resume simplesmente a antibióticos, deve-se lançar mão de uma gama de medicações coadjuvantes pensando em cortar o mal pela raiz.

Consulte sempre seu otorrino de confiança para essa avaliação.

Otites de repetição